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sábado, 15 de novembro de 2008

SUSTENTABILIDADE DO IDOSO
Beatriz Vera Pozzi Redko
Introdução
No fim do século dezenove, no Japão, em uma luta para a sobrevivência consequente da miséria e das guerras, os moradores dos vilarejos, ao completarem 70 anos eram obrigados a ir para o topo de uma montanha local, um lugar sagrado, e lá esperar pela própria morte (1).
O mundo mudou desde então, ficou muito mais afluente, os idosos não se matam mais para que os outros vivam, e tem um poder aquisitivo considerável. A população do mundo está envelhecendo. O mundo que era de jovens está quase se transformando em um mundo de velhos. Em 2.050 uma em cada cinco pessoas do mundo será idosa. (2)
No Brasil em 2000 existiam quase quinze milhões de idosos, 8,6% da população, e em 2020 poderão existir mais de trinta milhões, 13% da população segundo o IBGE.(2)
A medida que o Brasil se desenvolve ele assume tambem as características dos países desenvolvidos: mais mulheres educadas, e como consequência, menor fertilidade, melhor alimentação, melhor tratamento médico, maior longevidade. A proporção de idosos está crescendo mais que a população de crianças. O Brasil está mudando de um país de jovens para um país de velhos (2).
Em 1980 o Brasil tinha 16 idosoa para cada 100 crianças, em 2000 eram 30 idosos para cada 100 crianças. Em um levantamento feito em 2 003 apenas 6% dos idosos pesquisados não tinham filhos, contra os 35 % sem filhos no restante da população pesquisada (3). Isso poderá ser um problema futuro, pelo aumento dos idosos sem assistência familiar.
Nos dias de hoje o poder aquisitivo dos idosos brasileiros é muito grande: êles injetam anualmente mais de 150 bilhões de reais na economia, sendo 30,4% dos brasileiros economicamente ativos. 84% dos idosos tem renda própria, sendo um alvo interessante para a oferta de produtos e de serviços(4).

A Balada de Narayama – Filme - Shoei Imamura -1983
Dados do IBGE obtidos no site www.novavida.com.br/amelhoridade
Fundação Pérsio Abramo – Idosos no Brasil – Vivência, Desafios e Expectativas da 3ª Idade – 2007 - http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/index.php?storytopic=1642
Gazeta Mercantil – 25.05.2006 – O poder de consumo da terceira idade
5. Neide Duarte - Co-educação de gerações - Congresso Internacional Co-Educação de Gerações SESC São Paulo outubro 2003
6. Media and Cultural Theory: edited by James Curran and David Morley By James Curran, David Morley -Contributor James Curran, David Morley Published by Routledge, 2006 - ISBN 0415317053.
Existe um problema: idoso como idoso, com cara de idoso, não é considerado modelo positivo para ninguém (5). Foram criado vários estereotipos negativos com relação aos idosos: perda de saúde e declínio das funções físicas e cognitivas, adultos idosos são considerados físicamente não atraentes, mentalmente incompetentes, lentos, esquecidos, vagarosos, fracos, tímidos, fixados nas próprias manias (6).

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